Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mídias da minha escola

Trabalho na E. E. Dom José Maritano, localizada na Zona Norte de Macapá, Bairro: Novo Horizonte, tendo como Diretora: Ana Rosa.
Esta é a estrutura física da escola: 10 sala de aulas, 1 biblioteca, 1 sala de vídeo, 1 sala de leitura, 1 sala de professores, 1 sala de serv. Técnico, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 secretaria, 1 sala de ensino especial, 1 diretoria, 1 depósito, 3 banheiros masc. p/ aluno, 3 banheiros fem. p/ aluno.
A Escola Estadual Dom José Maritano foi contemplada pelo Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE) e pelo Programa Mais Educação onde inúmeros projetos foram implementados, além de adquirir uma série de ferramentas de mídias. A escola já possuía um laboratório móvel de ciências, dois computadores equipados


com impressora para servir aos professores e serviço técnico, porém o dos professores foi parar na secretaria, dois micro-systems, um retroprojetor, duas tvs de 32’, dois vídeos, uma caixa de som amplificada, lousas magnéticas, 3 mimeógrafos a álcool e várias coleções de livros infanto-juvenis, mapas geográficos, mapas históricos, globo . Com o PDE, adquiriu mais 1 TV de 32’, 1 vídeo, 1 caixa de som amplificada, um data-show, 30 computadores equipados inclusive com internet, estes já estão parados a quase 4 meses por falta de estrutura física e está por adquirir assinaturas anuais de jornais, revistas em quadrinhos, revista educativa, revista Veja.
Este material citado está assim distribuído:
BIBLIOTECA
Conta com uma sala que fora dividida também para a sala de vídeo, com alguns jogos de mesas e cadeiras que não cabe 20 alunos. Contem apenas livros didáticos de 1ª a 4ª séries, já vencidos o prazo de validade, alguns dicionários de português, algumas coleções paradidáticas infantos–juvenis. Estes são emprestados aos professores que se responsabilizam pela devolução dos livros a biblioteca. Três funcionárias se revezam durante os três turnos. Não há nenhuma programação montada para utilização do espaço pelos professores. Quando precisam usar, é necessário dividir a turma em duas para poder ficar no local. O projeto geral da escola é relacionado a leitura e escrita, porém não há nenhuma ação para utilização deste espaço tão primordial da escola.
SALA DE VÍDEO
Há uma programação montada durante toda a semana. Todas as turmas do 1º e 2º turno têm horário programado uma vez por semana. O local tem um espaço aproximado para 30 crianças. Um pequeno armário onde contém vídeos gravados do Salto para o Futuro, TV Escola, filmes diversos copiados pelos professores, com uma pequena central de ar que é insuficiente, por isso é necessário ligar os ventiladores também. Há uma TV, um vídeo e uma caixa de som amplificada extra, para aqueles professores que desejam trabalhar vídeos em sala de aula. Para isso, é necessário agendar no serviço técnico pedagógico. No 3º turno, não é programado, fica a critério de cada professor agendar a sala com antecipação
LABORATÓRIO MÓVEL DE CIÊNCIAS
O laboratório móvel de ciências existe há vários anos na escola, porém nunca foi utilizado pelos alunos de 1ª a 4ª séries, 1º e 2º turno, e pouquíssimo utilizado pelos alunos da EJA no 3º turno. Embora tenham sidos treinados alguns professores para essa finalidade, esta ferramenta imprescindível para as aulas de ciência jamais funcionou a contento. Também não há espaço físico necessário para isso. Fica no mesmo ambiente da sala de vídeo, que já vive com a agenda cheia todos os dias nos 1º e 2º turnos.
SALA DE LEITURA
Espaço reservado para leitura de obras infanto-juvenis, gibis, jornais, revistas e outros. Não contém nem mesas e nem cadeiras. Apenas um banco fixado na parede onde se sobrepõe o material a ser lido. Os alunos sentam-se no chão, sem nenhum tipo de carpete ou forro qualquer. Também é inadequado para a quantidade dos alunos. Se todos os alunos de uma turma vierem de uma só vez o espaço não comporta todos. Deveriam funcionar os três turnos, porém está funcionando de fato apenas no 1º. No 2º falta professor para agilizar as ações e no 3º não funciona de jeito nenhum. Imagine que o projeto geral da escola é sobre leitura e escrita.
SALA DE VÍDEO 2
Não é que existam duas salas de vídeo, é que na realidade, na sala de leitura, também há uma tv de 32’ e vídeo, e o que mais acontece é que nestes momentos, mais uma vez, os alunos assistem filmes infantis como pica-pau e outros. O acervo da sala de leitura é bastante restrito. Os 30 computadores equipados com internet estão encaixotados há 4 meses por falta de espaço físico.
OUTRAS MÍDIAS
O computador que deveria servir aos professores, primeiro ficou na sala da diretora por muito tempo, chegou a ficar na sala dos professores por um curto período, e agora está na secretaria, o outro serve ao serviço técnico. Os 3 mimeógrafos servem 1 a cada turno. Os retroprojetores, os micro-systems, o data-show, vídeo, tv, caixa de som para serem usados em sala de aula, o professor precisa agendar no serviço técnico com antecipação. Ferramentas estas pouquíssimas utilizadas por falta de hábito ou não terem habilidades para manuseá-las.

Um comentário:

  1. Olá Profº Mariano,
    É uma pena que sua escola possua tantos equipamentos e que nem todos sejam utilizados e outros sub-utilizados. Pelo que se percebe a principal causa tem sido a falta de estrutura física. Torcemos para que vocês consigam instalar Lied o mais rápido possível.
    Abraço,
    Joselito

    ResponderExcluir