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quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eleições e democracia

É sempre bom ampliar a discussão sobre democracia dentro e fora da escola.  Mostre aos alunos como chegamos à configuração política atual e debata com eles a importância do voto. Veja, também, quais são as atribuições de cada governante em relação à Educação.

Inicie esta discussão falando da escolha de representante de

 

turma. Veja se eles sabem da importância de avaliar bem os candidatos, as suas atribuições, o perfil adequado e as beneces que o mesmo pode trazer para a turma. Quem será o representante de classe? E o indicado ao grêmio? Ao escolherem um colega para defender seus interesses junto à direção da escola, os alunos estão dando apenas o primeiro passo de uma longa vida cidadã. Com o tempo, a tarefa cresce em responsabilidade: aos 16 anos, eles já podem escolher vereador, deputado, senador, prefeito, governador e presidente da República. Nessa trajetória, as aulas de História serão de grande valia para que conheçam os mecanismos de que a população dispõe para ser ouvida e a organização política dos municípios, dos estados e da federação."Em sociedades complexas, é impossível fazer assembléias em que todos participem e sejam ouvidos. Por isso, foram criados mecanismos para a população delegar a algumas pessoas o poder de falar por elas", diz José Antonio Segatto, da Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara. Esse conceito é facilmente compreendido quando as crianças se mobilizam para organizar eventos políticos.

Aproveite o momento das eleições e faça um trabalho de conscientização do papel de cada um de nós na construção de uma país melhor.

As tiras acima foram retiradas da Revista Nova Escola. Estas e outras reportagens podem ser vistas no site da revista fazendo busca por Educação e eleições. Participe dessa discussão e faça seu comentário dizendo como isto se realiza em sua escola ou na sua sala de aula.

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