Pesquisar este blog

domingo, 14 de agosto de 2011

Violência contra mulher

O pesadelo doméstico da violência exibe números alarmantes, incidindo sobre 25% a 50% das mulheres. As pesquisas ainda mostram que a cada quatro minutos uma mulher é agredida por seu parceiro, o que corresponde a 70% dos incidentes registrados nas delegacias especializadas de crime contra a mulher.
Durante anos o silêncio foi o co-autor dessa barbaridade. Calava-se por vergonha e por não se ter a quem recorrer, sendo que as vítimas se passavam por criminosas, já que muitas, pressionadas e psicologicamente abaladas, concluem que apanhavam porque mereciam.
O tempo do silêncio tem ficado para trás, e as mulheres hoje, na maioria das vezes, denunciam os seus agressores.
Mas somente a denúncia e a abordagem policial não são suficientes. As vítimas de violência precisam também de atendimento médico, jurídico e, principalmente, psicológico para amenizar os traumas criados pela situação.
O aumento das denúncias de violência contra a mulher ocorre em todo o país, o que significa o crescimento da consciência do direito de cada um.
O rompimento do silêncio é extremamente importante para que as crianças e os adolescente aprendam que ninguém tem o direito de agredir uma pessoa, por mais íntimo que seja o relacionamento entre elas.
(Conselho Estadual de Minas Gerais –In:O dia-a-dia do professor, adolescência: afetividade, sexualidade e drogas. Ed FAPI, 2002, vol.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário